top of page
  • LinkedIn
  • Youtube

Insights do Web Summit - Rio 2025: IA, dados e o ritmo da transformação digital

  • Foto do escritor: Wagner Dias
    Wagner Dias
  • 11 de mai.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de mai.

Na última semana, tive a oportunidade de participar do Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. Mais do que um ambiente de networking, o evento trouxe discussões provocativas e inspiradoras sobre o presente e o futuro da tecnologia — e como ela já vem moldando mercados, negócios e relações sociais.


Quero compartilhar com vocês alguns insights, especialmente nas áreas de transformação digital, gestão de dados e inteligência artificial, que foram o grande foco do evento.


Antes de mergulhar nos insights, vale destacar algumas das frentes que mais se destacaram no evento. A Inteligência Artificial esteve no centro das discussões, com ênfase em IA generativa, agentes autônomos e o equilíbrio entre expectativas e aplicações reais. Também ganharem relevância os debates sobre sustentabilidade e tecnologia climática, com foco em inovação aplicada e transição energética; além de pautas importantes de diversidade, inclusão e acessibilidade digital. A Creator Economy marcou presença com reflexões sobre o impacto das plataformas no novo modelo de influência e consumo.


O avanço da Inteligência Artificial: de agentes a robôs físicos


A IA foi o grande destaque. Estamos na fase em que modelos generativos criam textos, imagens e códigos, e agentes autônomos executam decisões com autonomia. O conteúdo da NVIDIA apontou para um futuro próximo com "IA física", robôs integrados a sistemas e fluxos de trabalho. E, mais à frente, o sonho (e desafio ainda distante) da IA Geral, capaz de compreender e executar qualquer tarefa cognitiva humana.


A transformação digital como centro estratégico (e seus desafios)


Com tamanho potencial, não é surpresa ver empresas colocando a transformação digital no centro de suas estratégias — com a IA como um dos principais pilares. Mas essa jornada está longe de ser simples. Alguns desafios continuam sendo barreiras importantes:


🔸 Falta de estratégia clara¹: Segundo a SAP, 70% das iniciativas de transformação digital falham por ausência de uma estratégia de dados e IA.

🔸 Baixa qualidade dos dados: Estima-se que isso custe em média US$ 12,9 milhões por ano às empresas.

🔸 Retorno sobre o investimento (ROI): Muitas iniciativas ainda não conseguem comprovar valor de forma mensurável - 38% dos projetos falham em alcançar ROI

🔸 Adoção das ferramentas: Cerca de 70% das soluções se perdem por falta de adoção real


Alguns insights para enfrentar esses desafios


✅ Ter uma estratégia de transformação digital e transversal, conectando áreas e objetivos.

✅ Adotar automação inteligente, com IA incorporada nos processos operacionais.

✅ Centralizar, governar e qualificar os dados, com ferramentas escaláveis e baseadas em nuvem.

✅ Monitorar taxas de adoção e analisar indicadores de sucesso continuamente.


O que estamos fazendo por aqui

Na Suzano, nosso time de Digital e Supply Chain vem avançando nesse caminho:


🔹 Evoluímos nosso Data Lake, agora integrando dados de sistemas satélites, nos preparando para a adoção do SAP S/4HANA com foco em qualidade e governança da informação.

🔹 Criamos o programa Digital Empowerment, que promove o upskilling digital e fortalece a cultura de dados entre colaboradores de diferentes áreas.

🔹 Estamos desenvolvendo produtos com IA generativa e agentes autônomos, ampliando o impacto dessas soluções nos processos de suprimentos.


Se você também está nessa jornada ou quer trocar ideias sobre IA, dados ou transformação digital, me dá um ping! Vai ser um prazer conversar com outros profissionais entusiastas do tema.






Wagner Dias - Web Summit Rio 2025
Web Summit Rio - 2025



¹Fonte: Conteúdos da SAP, NVIDIA, BCG, McKinsey, Forrester Consulting, Celonis e Gartner.

Commentaires


  • LinkedIn
  • Youtube

© 2025 by Wagner Dias. Powered and secured by Wix

Receba insights práticos sobre tech, negócios e inovação. Assine a newsletter!

bottom of page